Aguarde! Carregando...

Palestras

Todas as palestras da SECOMP são abertas ao público, sem necessidade de inscrição no evento. Entretanto, para receber o certificado de participação, você deve se inscrever em nosso site e realizar o credenciamento durante o evento.

A Atividade Cibernética no Cenário Nacional e seus Desafios

Foto do ministrante Paulo Sergio Melo de Carvalho

Paulo Sergio Melo de Carvalho
Militar aposentado e Consultor de Tecnologia da Informação, Comunicações e Cibernética, Rede Acadêmica de São Paulo

Oficial General da Reserva do Exército Brasileiro, especialista em Tecnologia da Informação e Comunicações, com atuação na área de Cibernética nos níveis político-estratégico e operacional-técnico, tendo chefiado o Centro de Defesa Cibernética, de 2014 a 2016, e sendo o primeiro comandante do Comando de Defesa Cibernética, criado em 2016. Atualmente, presta consultoria no setor cibernético, atuando na Rede Acadêmica de São Paulo (Rede ANSP) e participa na capacitação de recursos humanos no Brasil e no exterior.


Segunda-feira, 18/09
10h00 - 10h45
Anfiteatro Bento Prado Jr.

Open Source Mission

Foto do ministrante Wellington Carlos Lopes

Wellington Carlos Lopes
Business Development Manager, Latin America, Red Hat

Wellington Lopes é Business Development Manager (BDM) do programa Red Hat Academy na Red Hat. Detém mais de dez anos de experiência em projetos de desenvolvimento em empresas públicas e privadas. Desenvolveu trabalhos de pesquisas de mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante do departamento IVHM (Integrated Vehicle Health Management Centre) da Universidade de Cranfield, na Inglaterra. Atuou como professor universitário no curso de Ciência da Computação e é um entusiasta em projetos de inovação, tecnologias emergentes, formação de pessoas e pela filosofia Open Source.


Segunda-feira, 18/09
11h00 - 11h50
Anfiteatro Bento Prado Jr.

Tecnologias disruptivas e suas transformações

Foto do ministrante Maximiliano Marques

Maximiliano Marques
CEO, Muve Digital

Com experiência de mais de 15 anos em gestão de equipes de tecnologia de informação (TI), graduou-se em Engenharia de Computação pela UFSCar em 1999 e desenvolveu sua pesquisa de mestrado na mesma instituição na área de HCI. Iniciou sua carreira como co-fundador da Radium Systems, lançando o primeiro site de leilão virtual do Brasil, o Arremate.com. Mais tarde foi gerente do maior site de conteúdo futebolístico brasileiro, o Netgol.com. Visando justamente à criação de uma empresa própria na área de jogos eletrônicos, em 2003 e 2004, cursou especialização na Instituição JMC Academy em Sydney - Austrália, na área de Tecnologia 3D para jogos eletrônicos. Atualmente, é Sócio-Fundador da desenvolvedora de jogos iMAX Games Entretenimento fundada em 2005 com mais de 80 projetos desenvolvidos e 4 milhões de downloads nas plataformas iOS e Android. Hoje, é CEO da Muve Digital S/A, formada após um grande aporte na iMAX Games por um dos maiores grupos de educação do Brasil, empresa especializada em jogos, aplicativos e soluções tecnológicas para educação e treinamento.


Segunda-feira, 18/09
16h00 - 16h50
Anfiteatro Bento Prado Jr.

Introdução ao Bitcoin e Blockchain

Foto do ministrante Marcos Henrique

Marcos Henrique
Empresário, FOXBIT

Marcos Henrique é graduado em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo. Nos últimos 15 anos atuou em empresas nos ramos de usinagem industrial, alimentação e tecnologia. Em 2013 veio a conhecer bitcoin e desde então se dedica a investir no nicho e a divulgar a cultura do bitcoin por onde passa.Investidor Anjo das empresas: Foxbit, BitVale, EasyCrédito e Dinneer.


Quarta-feira, 20/09
13h30 - 14h20
Anfiteatro Bento Prado Jr.

Estruturação e Viabilização de Negócios de Jogos - Ideia, Financiamento e Produção

Foto do ministrante Rafael Bastos

Rafael Bastos
Empresário, Dumativa

Produtor e fundador da Dumativa Estúdio de Criação e responsável pela produção do jogo A Lenda do Herói, recorde de financiamento coletivo no Brasil e um dos jogos Brasileiros mais reconhecidos.


Quarta-feira, 20/09
14h30 - 15h20
Anfiteatro Bento Prado Jr.

Toward a Safer Digital World: Fighting Sensitive Content Online

Foto do ministrante Anderson Rocha

Anderson Rocha
Professor Associado, Instituto de Computação, Unicamp

Anderson de Rezende Rocha é professor associado (Livre-Docente) do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduou-se em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras em 2003. Concluiu o mestrado (2006), doutorado (2009) e Pós-Doutorado (2009) em Ciência da Computação pela Unicamp. Suas principais áreas de atuação são Computação Forense, Inferência em Dados Complexos e Inteligência de Máquina. Tem participado como membro de comitê de programa de diversos eventos importantes em Visão Computacional, Reconhecimento de Padrões e Computação Forense e é editor associado de importantes periódicos internacionais tais como o IEEE Transactions on Information Forensics and Security (T.IFS), Elsevier Journal of Visual Communication and Image Representation (JVCI), Springer/Eurasip Journal on Image and Video Processing (JIVP) e a IEEE Security & Privacy Magazine. É membro afiliado eleito da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF). Em 2016, foi eleito pela segunda vez para o IEEE Information Forensics and Security Technical Committee (IFS-TC). É um Microsoft Research Faculty Fellow e um Google Research Faculty Fellow, reconhecimentos acadêmicos promovidos pela Microsoft Research e pela Google, respectivamente. Adicionalmente, em 2016 recebeu o Tan Chin Tuan (TCT) Fellow, reconhecimento feito pela Tan Chin Tuan Foundation de Singapura. É coordenador de diversos projetos de pesquisa financiados por agências de fomento e empresas nacionais e multi-nacionais tendo diversas patentes licenciadas. Finalmente, é bolsista de produtividade do CNPQ (PQ2). Desde Abril de 2017, é Diretor Associado do Instituto de Computação da Unicamp.


Quarta-feira, 20/09
16h00 - 17h00
Anfiteatro Bento Prado Jr.

Política Internacional para Hackers v2.0

Foto do ministrante Carlos Cabral

Carlos Cabral
Analista de Threat Intelligence, Tempest Security Intelligence

Profissional com mais de vinte anos de experiência na área de tecnologia, sendo que os últimos quinze foram dedicados à segurança da informação, atuando em empresas de serviços, telecomunicações e do mercado de financeiro. Prestou consultoria a empresas espalhadas pelo continente na proteção de seus ambientes, interagindo com as mais variadas plataformas tecnológicas e realidades regionais. Hoje trabalha na elaboração de conteúdo estratégico em Threat Intelligence. Possui formação em Computação Forense pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.


Quarta-feira, 20/09
17h00 - 17h45
Anfiteatro Bento Prado Jr.

Você tem ideia do que acontece quando fica "escuro" na internet?

Foto do ministrante Rafael Lachi

Rafael Lachi
Consultor de Segurança da Informação, Tempest Security Intelligence

Consultor de segurança da informação da Tempest desde 2015, Rafael busca alinhar o ecossistema de aplicações para obter soluções viáveis e seguras, usando sólidos conhecimentos de TIC. É responsável pela definição da estratégia de segurança de alguns clientes e pelo desenho e implementação da inciativa de desenvolvimento seguro. Desenvolvedor de software por 6 anos com excelente conhecimento geral em sistemas de TI, de Telecom e de internet. Formado em Ciência da Computação pela UFSCar. Nos último anos se tornou um mentor na Abril plug and play e na Ideation Brasil além de professor de cursos de extensão da UNIPÊ e UFSCar.


Quarta-feira, 20/09
17h45 - 18h30
Anfiteatro Bento Prado Jr.

Vida Profissional: O que eu aprendi em 5 anos fora da universidade

Foto do ministrante Thiago de Campos Moraes

Thiago de Campos Moraes
Gerente de Engenharia de Soluções, Facebook

Thiago é formado em Engenharia de Computação pela UFSCar (EnC07). Passou quase a faculdade inteira pensando que ia se formar e trabalhar projetando um novo processador, construindo aviões ou qualquer coisa que "realmente use tudo isso que a gente aprende na faculdade". Por isso, foi trabalhar com P&D, primeiro em um instituto de pesquisas e depois na indústria. Descobriu que odiava o trabalho e decidiu mudar para a área comercial. Quando começou a sentir falta de trabalhar com tecnologia, encontrou seu lugar mais ou menos no meio do caminho entre negócios e tecnologia. Thiago trabalha há pouco mais de três anos na equipe de Engenharia de Soluções do Facebook, onde é gerente para a América Latina.


Sexta-feira, 22/09
13h00 - 13h50
Anfiteatro Bento Prado Jr.

Introdução ao deep learning com TensorFlow

Foto do ministrante Mauro Pichiliani

Mauro Pichiliani
Pesquisador/Cientista, IBM

Mauro Pichiliani é bacharel em Ciência da Computação, mestre e doutor pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Trabalha há mais de 15 anos utilizando diversas tecnologias de programação e já participou de projetos envolvendo aplicações móveis, realidade virtual, bancos de dados, IoT, wearables e machine learning. É pesquisador do lab de research da IBM Brasil, escritor da revista SQL Magazine e mantenedor do DatabaseCast (@databasecast), o podcast brasileiro sobre banco de dados.


Sexta-feira, 22/09
16h30 - 17h30
Anfiteatro Bento Prado Jr.

Programação sujeita a alterações.

Patrocínio

DIAMANTE
PRATA
DESAFIO DE PROGRAMADORES

Realização