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Minicursos

Desenvolvimento de Jogos com Unity 3D

Foto do ministrante Kleber de Oliveira Andrade

Kleber de Oliveira Andrade
Professor, FATEC Americana

Kleber é graduado em Ciência da Computação pela Escola de Engenharia de Piracicaba (2008). Tem Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2011, 2016). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Computação Evolutiva, Redes Neurais, Jogos, Serious Games, Reabilitação Robótica, Robótica Móvel e Aprendizagem de Máquina.


Terça-feira, 19/09
19h00 - 23h30
Departamento de Computação, Laboratório de Ensino 2
14 vagas

Interfaces gráficas com Python usando QT

Foto do ministrante Lucas de Carvalho Rodrigues da Silva

Lucas de Carvalho Rodrigues da Silva
Graduando em Ciência da Computação, ICMC/USP

Estudante do último ano do curso de Bacharelado em Ciências da Computação no ICMC, pesquisador com bolsa FAPESP na área de Ressonância Magnética no IFSC e organizador do grupy-sanca.


Terça-feira, 19/09
19h00 - 23h30
Departamento de Computação, Laboratório de Ensino 4
20 vagas
2 vagas diponíveis

Introdução à Arte da Engenharia Reversa

Foto do ministrante Gabriel de Souza Alves

Gabriel de Souza Alves
Graduando em Ciência da Computação, UFSCar

Nascido em Belém - PA, cursa Ciência da Computação na UFSCar desde 2016. Atualmente pesquisando na área de Segurança de Dados, com foco em Análise Binária e Engenharia Reversa, mas também tem interesse em Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho. Defensor da filosofia Open Source, faz parte do SancaLUG e prega a palavra de Stallman nas horas vagas.

Lucas Magalhães
Estudante, UFSCar

Lucas é estudante de Bacharelado em Ciência da Computação , interessado em Segurança da Informação. Entusiasta de Software Livre.
Foto do ministrante Paulo Matias

Paulo Matias
Professor, UFSCar

Professor Adjunto do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos. Doutor (2016) em Física Aplicada - Computacional pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. Mestre (2011) e Bacharel (2009) em Física Computacional pelo mesmo Instituto. Suas áreas de interesse envolvem: Instrumentação Eletrônica e Computacional de Experimentos Científicos, Processamento de Sinais, Projeto de Hardware e Lógica Digital Reconfigurável, Sistemas Operacionais de Tempo Real, Software Básico, Sistemas Distribuídos e de Alto Desempenho, Criptografia e Segurança da Informação.


Terça-feira, 19/09
19h00 - 23h30
Departamento de Computação, Laboratório de Ensino 3
13 vagas
1 vaga disponível

Oficina de Arduino Básico

Foto do ministrante Gedeane Kenshima

Gedeane Kenshima
Técnica de Laboratório, Insper

Mestranda em Automação e Controle de Processos, Engenheira de Controle e Automação, Técnica em Automação Industrial, todos pelo IFSP. Atualmente trabalha como Técnica de Laboratório Jr. no Fab Lab Insper. Pesquisadora no LABORE (Laboratório de Robótica e Reabilitação do IFSP). Hobbista e Maker, realizou projetos, palestras e oficinas nas áreas de Arduino, Wearables voltados para entretenimento e Mulheres no mundo Maker. Articulista do Portal Embarcados.


Terça-feira, 19/09
19h00 - 23h30
Departamento de Computação, Laboratório de Ensino 5
18 vagas

Raspagem de Dados com Python

Foto do ministrante Fernando Masanori Ashikaga

Fernando Masanori Ashikaga
Professor, FATEC São José dos Campos

Fernando é professor da FATEC São José dos Campos. Adora dar aulas! Graduado em Computação pelo IME-USP, com mestrado pelo ITA. Já desenvolveu projetos para Credicard Mastercard e Itaú BankBoston. Nos dois últimos anos deu mais de cem palestras e minicursos, na comunidade Python, viajando pelo Brasil e outros quinze países. É o criador do Python para Zumbis. Python é a sua desculpa para fazer amigos pelo mundo. Nos finais de semana ajuda em projetos sociais ligados à educação infantil. Você encontra os contatos de Fernando em https://about.me/fmasanori.


Terça-feira, 19/09
19h00 - 23h30
Departamento de Computação, Laboratório de Ensino 6
12 vagas

Construindo Chatbots em NodeJS

Foto do ministrante Felipe Augusto Pedroso

Felipe Augusto Pedroso
Engenheiro de Software, Consultor para empresas e startups

Felipe é Engenheiro de Software há mais de 9 anos, onde já trabalhou em empresas como Intel, LG, Instituto Eldorado, CI&T e FIT. No momento atua como consultor para empresas e startups que buscam melhorar seus produtos e desenvolver seus profissionais. Áreas de interesse: plataformas móveis, visão computacional, arquitetura de software, developer experience e internet das coisas.


Quarta-feira, 20/09
08h00 - 12h30
Departamento de Computação, Laboratório de Ensino 2
14 vagas

Elixir - Uma Super Introdução à Programação Funcional

Foto do ministrante André Luiz Bonfatti

André Luiz Bonfatti
Analista de Desenvolvimento, Movile

André é formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos e vive atualmente em Campinas. Amante da Web em todos os níveis de sua stack, atualmente programa Javascript com Angular enquanto faz magias com Elixir.

Nas horas vagas, André é adestrador de pinguins.

Foto do ministrante Bruno Azenha Gonçalves

Bruno Azenha Gonçalves
Analista de Desenvolvimento, Movile

Bruno Azenha veio lá da Bahia pra se formar em Ciências de Computação pela USP de São Carlos, se mudou pra Campinas pra trabalhar na Movile e agora passa seu tempo escrevendo códigos lindos em uma plataforma de comunicação multicanais que envia dezenas de milhões de mensagens diariamente.

Ele se apaixonou por Elixir e programação funcional, e agora segue a vida querendo aplicar map e reduces em tudo.


Quarta-feira, 20/09
08h00 - 12h30
Departamento de Computação, Laboratório de Ensino 3
13 vagas

Programação para Jogos Eletrônicos

Foto do ministrante Rafael Bringel

Rafael Bringel
Programador, Dumativa

Rafael Bringel está no mercado de jogos desde 2011, tendo atuado como professor de programação e desenvolvedor de jogos.


Quarta-feira, 20/09
08h00 - 12h30
Departamento de Computação, Laboratório de Ensino 4
20 vagas
5 vagas diponíveis

Robótica Inteligente: Simulação, Prática e Aplicações

Foto do ministrante Fernando Santos Osorio

Fernando Santos Osorio
Professor e Pesquisador, ICMC/USP

Fernando Osório é graduado e mestre em Computação pela UFRGS e doutor pelo INPG/IMAG de Grenoble na França (1998), na área de Sistemas Inteligentes. Atualmente é professor e pesquisador do Departamento de Sistemas de Computação (SSC) do ICMC/USP São Carlos, desde 2008, atuando como Coordenador do curso de Engenharia de Computação (ICMC/EESC) e como professor e pesquisador do mestrado e doutorado do CCMC e MECAI do ICMC/USP. Membro ativo de associações ACM, IEEE e SBC, onde na SBC é o Coordenador/Gestor da CER (Comissão Especial de Robótica 2014-2018), e do Advisor Board do IEEE RAS (Robotics and Automation Society) South-Brazil Chapter. É membro do conselho diretor do CRob-SC/USP (Centro de Robótica da USP de São Carlos). Atua em projetos de Robótica Inteligente e Veículos Autônomos no LRM (Laboratório de Robótica Móvel) do ICMC/USP São Carlos.


Quarta-feira, 20/09
08h00 - 12h30
Departamento de Computação, Laboratório de Ensino 5
18 vagas
1 vaga disponível

APIs Web: Utilização e Construção

Foto do ministrante Henrique Almeida Marcomini

Henrique Almeida Marcomini
Graduando em Ciência da Computação, UFSCar

Estudante de Ciência da Computação, Henrique gosta de estudar de tudo um pouco, desde geometria computacional até internet das coisas.


Quinta-feira, 21/09
08h00 - 12h00 e 14h00 - 18h45
Departamento de Computação, Laboratório de Ensino 2
14 vagas
2 vagas diponíveis

Competição de Automação e Robótica - II ARCDC

Foto do ministrante Kelen Vivaldini

Kelen Vivaldini
Professora, UFSCar

Kelen Vivaldini possui graduação em Engenharia da Computação pelo Centro Universitário do Norte Paulista (2007), mestrado em Engenharia Mecânica na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) -USP (2010) e Doutorado no Departamento de Engenharia Mecânica da EESC-USP desenvolvendo pesquisa ná área de Sistemas Inteligentes e Automação no Laboratório de Robótica Móvel (LabRoM). Pós-doutorando do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos no monitoramento de ambientes usando UAVs. Atualmente é professora da Universidade Federal de São Carlos.

Este minicurso, entretanto, é fruto de um projeto que tem participação do professor Luciano Neris, da UFSCar, bem como os alunos Breno Otsuka, Guilherme Nishi Kanashiro, Igor Araujo Dias Santos, e Malcoln Vellani Gomes. Bianca e Mariana são alunas do primeiro ano de Ciência da Computação. Guilherme é aluno do segundo ano de Engenharia de Computação. Igor e MalcoIn são alunos do mestrado em Ciência da Computação.


Quinta-feira, 21/09
08h00 - 12h00 e 14h00 - 18h45
Departamento de Computação, Laboratório de Ensino 5
18 vagas
13 vagas diponíveis

Controle de Versão com Git e GitHub

Foto do ministrante Antonio Carlos Falcão Petri

Antonio Carlos Falcão Petri
Estudante, UFSCar

Antonio Carlos é aluno de Ciência da Computação na UFSCar. Já participou de diversos grupos como Fórmula Route UFSCar, IoT e Maratona@UFSCar. Atualmente participa da EPiC, Escola Piloto de Computação, além de trabalhar em uma startup, onde teve a oportunidade de colocar em prática o uso do Git e outras ferramentas.
Foto do ministrante Renan Peixoto da Silva

Renan Peixoto da Silva
Desenvolvedor de Software e Analista de UX/UI, Itera - Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

Estudante no último ano do curso de Bacharelado em Ciência da Computação na UFSCar. Atuou como pesquisador na University of Washington, Bothell (USA) nas áreas de Proveniência, Classificação e Visualização de Dados com enfoque no tratamento de problemas relacionados à Evolução e Rastreabilidade de Software. Atualmente é colaborador na Escola Piloto de Computação (EPiC UFSCar) e atua como Desenvolvedor de Software e Analista de UX/UI.
Foto do ministrante Vinícius Gonçalves de Carvalho

Vinícius Gonçalves de Carvalho
Estudante, UFSCar

Estudante de Ciência da Computação na UFSCar (BCC 013), estagiando em QA na Monitora desde 2016, foi co-fundador da Escola Piloto de Computação da UFSCar (EPiC - UFSCar) em 2016 e desde então tem buscado aproximar estudantes e empresas da região através do ensino, juntamente com os demais membros da EPiC.


Quinta-feira, 21/09
08h00 - 12h00 e 14h00 - 18h45
Departamento de Computação, Laboratório de Ensino 6
12 vagas
1 vaga disponível

Criando experiências para uma nova era

Foto do ministrante Luiz Miguel Silva

Luiz Miguel Silva
Diretor e Designer, Blcklnd

Aprendedor, empreendedor e designer. Apaixonado por tecnologia, futurismo e arte. Já passou pelo curso de Ciência da Computação na UFSCar Sorocaba onde teve a oportunidade de vivenciar a experiência acadêmica e participar de diversos projetos. Recentemente auto-descoberto como designer, e desde então completamente apaixonado pelo o que faz. Estuda Design na Universidade de Sorocaba, e já passou por cursos em escolas como a Perestroika, High Stakes Academy e Keep Learning School, onde adquiriu boa parte do seu conhecimento por si só. Tem como objetivo pessoal modificar experiências e aplicar conceitos de design na própria vida.


Quinta-feira, 21/09
08h00 - 12h00 e 14h00 - 18h45
Departamento de Computação, Auditório Mauro Biajiz
78 vagas
47 vagas diponíveis

Introdução prática à plataforma Android

Foto do ministrante Pedro Brigatto

Pedro Brigatto
Engenheiro de Computação, Avaya Brasil

Engenheiro da Computação graduado pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Engenharia de Software pela UNIMEP, articulista da Java Magazine (edição brasileira) e consultor de serviços profissionais da Avaya Brasil.


Quinta-feira, 21/09
08h00 - 12h00 e 14h00 - 18h00
Departamento de Computação, Laboratório de Ensino 4
20 vagas
3 vagas diponíveis

Programação sujeita a alterações.

Patrocínio

DIAMANTE
PRATA
DESAFIO DE PROGRAMADORES

Realização