Aguarde! Carregando...

Minicursos

Fique ligado(a) em nosso site! Mais minicursos em breve.

Desenvolvimento de Jogos com Unity 3D

Foto do ministrante Kleber de Oliveira Andrade

Kleber de Oliveira Andrade
Professor, FATEC Americana

Kleber é graduado em Ciência da Computação pela Escola de Engenharia de Piracicaba (2008). Tem Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2011, 2016). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Computação Evolutiva, Redes Neurais, Jogos, Serious Games, Reabilitação Robótica, Robótica Móvel e Aprendizagem de Máquina.


Terça-feira, 19/09
19h00 - 23h30
Departamento de Computação

Interfaces gráficas com Python usando QT

Foto do ministrante Lucas de Carvalho Rodrigues da Silva

Lucas de Carvalho Rodrigues da Silva
Graduando em Ciência da Computação, ICMC/USP

Estudante do último ano do curso de Bacharelado em Ciências da Computação no ICMC, pesquisador com bolsa FAPESP na área de Ressonância Magnética no IFSC e organizador do grupy-sanca.


Terça-feira, 19/09
19h00 - 23h30
Departamento de Computação

Oficina de Arduino Básico

Foto do ministrante Gedeane Kenshima

Gedeane Kenshima
Técnica de Laboratório, Insper

Mestranda em Automação e Controle de Processos, Engenheira de Controle e Automação, Técnica em Automação Industrial, todos pelo IFSP. Atualmente trabalha como Técnica de Laboratório Jr. no Fab Lab Insper. Pesquisadora no LABORE (Laboratório de Robótica e Reabilitação do IFSP). Hobbista e Maker, realizou projetos, palestras e oficinas nas áreas de Arduino, Wearables voltados para entretenimento e Mulheres no mundo Maker. Articulista do Portal Embarcados.


Terça-feira, 19/09
19h00 - 23h30
Departamento de Computação

Raspagem de Dados com Python

Foto do ministrante Fernando Masanori Ashikaga

Fernando Masanori Ashikaga
Professor, FATEC São José dos Campos

Fernando é professor da FATEC São José dos Campos. Adora dar aulas! Graduado em Computação pelo IME-USP, com mestrado pelo ITA. Já desenvolveu projetos para Credicard Mastercard e Itaú BankBoston. Nos dois últimos anos deu mais de cem palestras e minicursos, na comunidade Python, viajando pelo Brasil e outros quinze países. É o criador do Python para Zumbis. Python é a sua desculpa para fazer amigos pelo mundo. Nos finais de semana ajuda em projetos sociais ligados à educação infantil. Você encontra os contatos de Fernando em https://about.me/fmasanori.


Terça-feira, 19/09
19h00 - 23h30
Departamento de Computação

Construindo Chatbots em NodeJS

Foto do ministrante Felipe Augusto Pedroso

Felipe Augusto Pedroso
Engenheiro de Software, Consultor para empresas e startups

Felipe é Engenheiro de Software há mais de 9 anos, onde já trabalhou em empresas como Intel, LG, Instituto Eldorado, CI&T e FIT. No momento atua como consultor para empresas e startups que buscam melhorar seus produtos e desenvolver seus profissionais. Áreas de interesse: plataformas móveis, visão computacional, arquitetura de software, developer experience e internet das coisas.


Quarta-feira, 20/09
08h00 - 12h30
Departamento de Computação

Elixir - Uma Super Introdução à Programação Funcional

Foto do ministrante André Luiz Bonfatti

André Luiz Bonfatti
Analista de Desenvolvimento, Movile

André é formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos e vive atualmente em Campinas. Amante da Web em todos os níveis de sua stack, atualmente programa Javascript com Angular enquanto faz magias com Elixir.

Nas horas vagas, André é adestrador de pinguins.

Foto do ministrante Bruno Azenha Gonçalves

Bruno Azenha Gonçalves
Analista de Desenvolvimento, Movile

Bruno Azenha veio lá da Bahia pra se formar em Ciências de Computação pela USP de São Carlos, se mudou pra Campinas pra trabalhar na Movile e agora passa seu tempo escrevendo códigos lindos em uma plataforma de comunicação multicanais que envia dezenas de milhões de mensagens diariamente.

Ele se apaixonou por Elixir e programação funcional, e agora segue a vida querendo aplicar map e reduces em tudo.


Quarta-feira, 20/09
08h00 - 12h30
Departamento de Computação

Programação para Jogos Eletrônicos

Foto do ministrante Rafael Bringel

Rafael Bringel
Programador, Dumativa

Rafael Bringel está no mercado de jogos desde 2011, tendo atuado como professor de programação e desenvolvedor de jogos.


Quarta-feira, 20/09
08h00 - 12h30
Departamento de Computação

Robótica Inteligente: Simulação, Prática e Aplicações

Foto do ministrante Fernando Santos Osorio

Fernando Santos Osorio
Professor e Pesquisador, ICMC/USP

Fernando Osório é graduado e mestre em Computação pela UFRGS e doutor pelo INPG/IMAG de Grenoble na França (1998), na área de Sistemas Inteligentes. Atualmente é professor e pesquisador do Departamento de Sistemas de Computação (SSC) do ICMC/USP São Carlos, desde 2008, atuando como Coordenador do curso de Engenharia de Computação (ICMC/EESC) e como professor e pesquisador do mestrado e doutorado do CCMC e MECAI do ICMC/USP. Membro ativo de associações ACM, IEEE e SBC, onde na SBC é o Coordenador/Gestor da CER (Comissão Especial de Robótica 2014-2018), e do Advisor Board do IEEE RAS (Robotics and Automation Society) South-Brazil Chapter. É membro do conselho diretor do CRob-SC/USP (Centro de Robótica da USP de São Carlos). Atua em projetos de Robótica Inteligente e Veículos Autônomos no LRM (Laboratório de Robótica Móvel) do ICMC/USP São Carlos.


Quarta-feira, 20/09
08h00 - 12h30
Departamento de Computação

Introdução prática à plataforma Android

Foto do ministrante Pedro Brigatto

Pedro Brigatto
Engenheiro de Computação, Avaya Brasil

Engenheiro da Computação graduado pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Engenharia de Software pela UNIMEP, articulista da Java Magazine (edição brasileira) e consultor de serviços profissionais da Avaya Brasil.


Quinta-feira, 21/09
08h00 - 12h00 e 14h00 - 18h45
Departamento de Computação

Programação sujeita a alterações.

Patrocínio

DIAMANTE
PRATA
DESAFIO DE PROGRAMADORES

Realização