Aguarde! Carregando...

Mesas-Redondas

As mesas-redondas são abertas a todos os participantes, mas lembre-se que para receber o certificado de participação, você deve realizar a sua inscrição no evento.

Soluções computacionais e melhorias para a qualidade de vida de pessoas com deficiência

Foto do ministrante Alexandre Fonseca Brandão

Alexandre Fonseca Brandão
Pesquisador, UNICAMP

Doutor em Biotecnologia pelo Centro de Ciência Exatas e de Tecnologia - UFSCar (2015) e Especialista em Informática em Saúde pela UNIFESP (2016). Atualmente é Pesquisador no Grupo de Neurofísica da UNICAMP e no Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (BRAINN - Cepid Fapesp) e fundador da Spinoff BIOXTHICA (Incamp - INOVA UNICAMP).
Foto do ministrante Amanda Polin Pereira Peracini

Amanda Polin Pereira Peracini
Terapeuta Ocupacional, Universidade de São Paulo

Amanda é Terapeuta Ocupacional do Centro Integrado de Reabilitação do Hospital Estadual de Ribeirão Preto. Mestranda do Programa de Pós Graduação Intenunidades em Bioengenharia - USP.
Foto do ministrante Mariana Cristina Pedrino

Mariana Cristina Pedrino
Pedagoga, UFSCar

Pedagoga, especialista em educação infantil, mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (área de concentração Metodologia de Ensino). No momento, estudante também do Curso de Especialização em Educação e Tecnologias, na área de Produção e Uso de Tecnologias para Educação. Tem experiência na área de Alfabetização de Adultos, Educação Infantil e EaD. Atuou como assessora de direção em uma escola de educação básica, supervisora escolar no sistema municipal de ensino de São Carlos, docente em Educação Infantil e tutora virtual do curso de Pedagogia (UAB-UFSCar). Atualmente, é servidora na UFSCar, atuando como pedagoga no Curso de Licenciatura em Educação Especial e acompanhando as disciplinas sob responsabilidade da professora Adriana Garcia Gonçalves:, "Tecnologias aplicadas à Ed. Especial I: Informação e comunicação", "Tecnologias aplicadas à Ed. Especial II: tecnologia assistiva", "Atendimento Educacional Hospitalar" e "Procedimentos de ensino em Ed. Especial: deficiência física".
Foto do ministrante Olibário José Machado Neto

Olibário José Machado Neto
Analista de sistemas, Universidade de São Paulo

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo, em São Carlos (SP). Mestre em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo, em São Carlos (SP) e doutorando em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo, em São Carlos. Atualmente sua pesquisa está inserida no contexto de acessibilidade. Em parceria com profissionais da área da Saúde, algumas soluções para dispositivos móveis acessíveis a usuários com deficiência motora têm sido desenvolvidas como estudos de casos. Tem interesse em estudos relacionados a Interação Usuário-computador, acessibilidade, usabilidade, experiência do usuário e soluções para dispositivos móveis.
Foto do ministrante Rodolfo Vieira Valentim

Rodolfo Vieira Valentim
Desenvolvedor, VixSystem

Rodolfo já atuou em projetos de inclusão digital para estudantes de ensino médio e em equipes de robótica competitiva. Atua como pesquisador na startup VixSystem no desenvolvimento da Lysa com foco na navegação indoor.
Foto do ministrante Vânia Paula de Almeida Neris

Vânia Paula de Almeida Neris
Professora Universitária, UFSCar

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2002), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2010), com período sanduíche na Universidade de Reading - Inglaterra (11/2008 a 04/2009). Atualmente é professora adjunta no Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: interação humano-computador, design e avaliação de sistemas computacionais interativos, interfaces de usuário adaptáveis e adaptativas, soluções computacionais com finalidade terapêutica, aspectos emocionais na interação com soluções computacionais, computação sustentável e semiótica. Tem mais de 60 artigos científicos publicados na área de interação humano-computador. Em 2016, ganhou o prêmio de melhor demonstração no Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC2016), com o jogo terapêutico “Jogar Também Faz Bem!”.


Segunda-feira, 18/09
14h00 - 15h40
Anfiteatro Bento Prado Jr.

Inclusão feminina do ambiente de computação e tecnologia

Foto do ministrante Ana Carolina das Neves Silva da Hora

Ana Carolina das Neves Silva da Hora
Cientista da Computação, Olabi/Puc Rio

Ana Carolina da Hora é graduanda em Ciência da Computação na PUC-Rio e integra a equipe do Olabi, organização social que tem como foco a promoção da diversidade na produção de tecnologia.Participa de projetos que incentivam mulheres e crianças na tecnologia e pesquisa como Pyladies, Mozilla Club, IEEE, LuaConf.
Foto do ministrante Caroline Dantas Silva

Caroline Dantas Silva
Estudante e estagiária em desenvolvimento de software, UFABC/Digesto Jurisprudência

Graduanda em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do ABC, futura neurocientista e cientista da computação, apaixonada por programação e Python. Integrante do Pyladies São Paulo desde o final de 2015 e coorganizadora do Django Girls São Paulo. Sonhadora por natureza,e focada em tornar o mundo um pouco melhor.
Foto do ministrante Jussara Ribeiro de Oliveira

Jussara Ribeiro de Oliveira
Analista de Sistemas, Blogueiras Feministas

Bacharel em Sistemas de Informação (FIAP), especialista em Gestão Estratégica de TI (Veris IBTA) e Engenharia de Redes e Tecnologia da Informação (INATEL) e Mestra no curso de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCAR onde pesquisou sobre Gênero e TI. Possui mais de 10 anos de experiência na área de Tecnologia. Atualmente editora e mobilizadora social do blog Blogueiras feministas.
Foto do ministrante Maria Luiza Petranski Arantes

Maria Luiza Petranski Arantes
Analista de Mídias Sociais, Crunchyroll

Analista de Mídias Sociais para a Crunchyroll, freelancer na GG Comunicação. Formada pela Universidade Federal do Paraná, trabalha a 5 anos com Marketing Digital, tendo experiência nas áreas de SEO, UX e design digital. Já foi analista pelas páginas da Prefeitura de Curitiba (a antiga "Prefs") e Anime Friends. Pesquisadora na área de Comunicação e Gênero, sendo também palestrante com um estudo voltado para a presença feminina nos jogos eletrônicos.


Sexta-feira, 22/09
14h00 - 15h40
Anfiteatro Bento Prado Jr.

Programação sujeita a alterações.

Patrocínio

DIAMANTE
PRATA
DESAFIO DE PROGRAMADORES

Realização