Aguarde! Carregando...

Feira de Projetos

Confira os projetos submetidos e aprovados para apresentação na Feira de Projetos da SECOMP.

QUANDO?

Sexta-feira, 22/09, das 8h às 12h

ONDE?

Departamento de Computação

Fábrica de Software para Comunidade (PESCADADOS)

Eder Soares Marques Junior - Thiago de Oliveira Soares

A pesca é uma das principais atividades econômicas de Coxim-MS e atualmente o município possui 528 pescadores profissionais cadastrados na Colônia de Pescadores Rondon Pacheco Z-2. Contudo, o setor pesqueiro local ainda é muito tradicional necessitando melhorar a gestão das informações a fim de gerar dados que contribuam para a tomada de decisões e, assim, auxiliar no fortalecimento e desenvolvimento deste segmento. Nesse sentido, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Coxim, pode contribuir por meio do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet. Os estudantes deste curso adquirem conhecimentos teóricos e práticos relacionados ao desenvolvimento de software, mas nem sempre é oportunizado a aplicação destes conhecimentos em demandas reais, orientados pela gestão de projetos de software com um padrão de processo, trabalhando em equipe e com uma infraestrutura adequada. Neste projeto é proposto continuar utilizando o conceito de Fábrica de Software, com padronização de processos e reutilização de artefatos, para atender a demanda de sistema de informação da referida Colônia de Pescadores de Coxim, atualizando o sistema entregue na execução anterior deste projeto, intitulado PescaDados. As atualizações deste software permitirão a emissão de relatórios de inadimplência, exportação de dados sobre espécie de peixes capturados, dia da semana favorável a pesca, tamanho de peixe capturado e a utilização do sistema por outras colônias de pescadores. Sendo assim, o projeto irá continuar o desenvolvimento de um produto de software que contribuirá com o desenvolvimento econômico regional e com a qualidade da formação profissional dos egressos do curso.

Relação com a computação: Área de Desenvolvimento de Software.

Extensão

Fórmula E-Route UFSCar

Leonardo de Assis Pimenta Rodrigues

A equipe projeta e desenvolve um veículo elétrico de competição desde os rascunhos, desenhos, cálculos de projeto até a implementação do carro.

Relação com a computação: No projeto utilizam-se placas de prototipagem para interpretação e processamento das informações geradas no carro. Exigindo programação aplicada voltada para máquinas. Além disso, a equipe depende de patrocinadores externos e precisa de trabalhar com web também.

Extensão

Encoded Blue Eyes Project

Sylviane da Silva Vitor

O Encoded Blue Eyes Project (EBE Project) objetiva desenvolver a codificação precisa dos padrões reconhecidos pela retina, a fim de enviá-los diretamente para o cérebro, utilizando um dispositivo robótico e, desta forma, objetivando restaurar a visão de pessoas em casos em que o processamento foi comprometido em vista do mau/não funcionamento da retina.

Relação com a computação: Usar filtros de detecção de bordas e real-time machine learning para resolver um problema biológico através de uma solução de engenharia.

Pesquisa

Red Dragons Robot Soccer

Felipe Alexandre Santos - Alexandre Negretti - Bruno Tadashi Nakazone - Carlos Basali - Daniel Louzada Marconi - Eduardo Kamada - Gabriel Tararam - Gabriel Trevisan - George Maneta - Gisberto Bernardo Junior - Gleyson Oliveira - Kaique Cesar - Marcos Augusto Faglioni - Maria Leislane da Silva Mariano - Mateus Sousa Soares - Natália dos Santos Andrade - Silvia Luemi Aguena Nakamura - Tiago Bachiega Almeida - Valnir Carlos da Silva Junior - Vinicius Alves Fernandes - Vinicius Strini

Uma competição de futebol de robôs na categoria VSS (Very Small Syze) consiste em uma arena, dois times com três robôs, um computador responsável por gerar as estratégias para cada jogador e uma câmera CCD situada acima do campo que é responsável por obter as imagens que serão utilizadas pelo técnico para gerar novas estratégias para o time. Estas estratégias serão executadas pelo robô através de um controlador.

Relação com a computação: A relação que o Futebol de Robôs tem com a computação é indispensável. Diversas atividades/projetos que a equipe realiza utilizam conceitos e aplicações de computação. Como por exemplo : Visão computacional, Controle Embarcado, Controle de Estratégia, Simulação e diversas outros conceitos.

Extensão

SafeRoute

Maick Henrique Santos - João Paulo Pereira Dias

O SafeRoute é uma ferramenta que mapeia as localidades onde ocorrem roubos, assaltos e outros crimes na cidade de São Carlos. No SafeRoute a vítima informa no formulário a localização, a data e outras informações sobre o crime, mantendo sempre sua identidade em sigilo. Essas informações podem ser muito úteis tanto para você poder traçar a rota mais segura para onde quer ir, evitando locais de risco, quanto para autoridades e empresas de vigilância otimizarem sua patrulha, oferecendo mais segurança aos moradores da cidade como um todo. Compartilhe essa ideia com os amigos e familiares, pois quanto mais pessoas utilizando o SafeRoute e inserindo informações sobre as ocorrências na cidade, mais poderosa essa ferramenta se torna para garantir a sua segurança.

Relação com a computação: Desenvolvimento Web

Extensão

Patrocínio

DIAMANTE
PRATA
DESAFIO DE PROGRAMADORES

Realização